Notícias


30/11/2014
Curso “Saúde da Glândula Mamária em Bovinos” é sucesso em parceria com a Fazenda Santa Maria
Foi com grande satisfação que a Fazenda Santa Maria recebeu os participantes do curso “Saúde da Glândula Mamária de Bovinos Leiteiros”, no último dia 7. Os alunos, produtores e profissionais da área puderam colocar em prática todo o aprendizado adquirido na parte teórica do curso, nos dias 5 e 6 de novembro. Todo o curso foi ministrado pelo Dr. Guilherme Nunes de Souza, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e professor da UFJF, que, com maestria, conduziu os mais importantes temas acerca do assunto.
O organizador do evento, Samuel Hilário, destacou que o objetivo principal da realização do curso é transmitir o conhecimento aos participantes, para que possam fazer uso em pró da melhoria da qualidade do leite, não só na nossa região, mas no Brasil todo. Samuel também disse sobre a relevância do evento “O curso foi ministrado pelo Dr. Guilherme Souza, especialista na área de qualidade do leite, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, e teve como parceira a Fazenda Santa Maria, referência na qualidade do leite. Tudo isso contribuiu de uma forma muito especial para o sucesso do curso!”.
Durante o período teórico, o senhor Marcus Vinicius Borges, esteve presente no evento apresentando a fazenda e a produção do Leite Marvin, enfatizando os vários cuidados na saúde mamária dos animais.
O criador e participante do evento Guilherme Alves de Mello Franco, da Fazenda Sesmaria, afirmou que o compartilhamento e a troca de informações entre os envolvidos é de total importância para cada vez mais se produzir leite de melhor qualidade.  Aprimorar técnicas, obter informações precisas e amplas sobre o tema e contar com projetos de extensão incisivos em nível de campo, representam algumas atitudes que fazem a diferença para a produção. Ainda há bastante perda de leite em função da mastite nos animais, muitas vezes difícil de ser percebida.
Aluno do Mestrado Prof. Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados UFJF/EPAMIG/EMBRAPA, Everaldo Zeni veio do Amazonas para desenvolver sua dissertação (atualmente em estágio final) e esteve presente no evento como participante. Segundo ele é preciso adquirir bastante conhecimento para levar ao produtor que, no quesito profilaxia dos animais, ainda estão descompassados. Muitos produtores ainda não têm ciência de que produzir leite e derivados de qualidade é sinônimo de lucrar muito mais. Éder Resende, produtor vindo da Fazenda Rio Sujo, localizada em São Tiago, encontrou no curso uma forma de esclarecer dúvidas, conhecer e identificar os sinais das infecções mamárias, estabelecer uma boa relação com seus funcionários para que o trabalho com os animais seja desenvolvido da melhor forma possível e claro, levar tudo isso até sua região, aos outros diversos produtores.
Segundo os alunos de Medicina Veterinária Diogo Barquette, Mateus Vidon, Elizabete Fernandes e Matheus Araújo, durante a graduação não há tempo suficiente para se aprofundar nas questões da saúde da glândula mamária e nem para realizar praticas com os animais, o que faz do curso uma excelente opção para um estudo mais detalhado sobre o assunto. Aurélio Batalha, produtor e aluno de Medicina Veterinária, ainda apontou a importância de se trabalhar com o tripé genética, manejo e nutrição, base para qualquer criação onde todo produtor deve se apoiar e conhecer cada vez mais profundamente.
A realização de cursos como esse representa uma nova forma de se disseminar as práticas para a saúde dos animais, com uma abordagem dinâmica e interativa, onde todos participam ativamente e partilham seus conhecimentos na busca pela melhoria da produção.
Leia todas notícias
© Copyright 2013 - Fazenda Santa Maria
Endereço: Rodovia BR 267,km 136 / Rosário de Minas
Telefones:(32) 3216.4435 - (32) 9997.3323 - Email: sac@leitemarvin.com.br