Notícias


05/03/2015
Segunda edição do Curso de Preparadores da Raça Holandesa é sucesso na Fazenda Santa Maria
            Nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro a Fazenda Santa Maria realizou mais um Curso de Preparadores de Animais para Pista da Raça Holandesa. Mais uma vez o Sr Marcus Vinicius Borges, juntamente com o organizador Samuel Hylario, idealizaram um curso pautado na importância de se trazer informação, qualificar e capacitar profissionais, preparando-os para atuar em um mercado de extrema demanda na atualidade. Segundo o Sr Marcus e Samuel é necessário promover a constante atualização e aperfeiçoamento dos profissionais e criadores, além de transmitir o melhor do conhecimento prático e teórico aos alunos.
            O evento ocorreu nas dependências da fazenda em parceria com a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, a Poitara Genética e a JF Lâminas Tosquiadeiras, reunindo criadores, alunos e profissionais da área. Em sua segunda edição, o curso obteve um resultado muito positivo de satisfação e aprendizagem, consagrando-se, juntamente a Fazenda Santa Maria, como referência para a pecuária leiteira na região.
Quem ministrou a abertura do evento foi o Superintendente Técnico Substituto da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, o médico veterinário Silvano Carvalho Junior, que realizou uma palestra apresentando a evolução da raça Holandesa, os serviços prestados pela Associação, as características morfológicas dos animais e o funcionamento da preparação e da dinâmica para pista. Na sequência, o Médico Veterinário Rodrigo Alves introduziu a parte prática do curso, colocando os participantes em contato com os animais. 
           Ambos os palestrantes abordaram diversos temas, destacando-se a busca pelo equilíbrio das características nos animais. Atualmente a raça Holandesa procura cada vez mais a padronização dos animais em favor do sistema de produção. Foram destacadas também a importância do sistema mamário com sua característica e força leiteira, a morfologia como auxiliar na vida produtiva das vacas e na saúde do animal.
           A dinâmica e as técnicas para o gado de pista foram vivenciadas em teoria e prática pelos participantes, detalhada toda a preparação dos animais bem como o desenvolvimento estratégico para o sucesso na pista. Silvano e Rodrigo enfatizaram ainda o retorno positivo e a satisfação dos criadores ao conseguirem boas colocações e visibilidade através do intenso e dedicado preparo de seus animais. Isso traz reconhecimento e agrega valor ao criatório e seus produtos.
           Além disso, o mercado que gira em torno das feiras e exposições representa atualmente uma oportunidade de trabalho, devido à falta de demanda de preparadores. O profissional que se qualificar terá muitas chances de sucesso nesse mercado, pois muitos criadores precisam buscar profissionais no exterior, sendo que se tivessem mão de obra qualificada não seria necessário.
           Aos interessados em participar dos cursos promovidos pela Fazenda Santa Maria, basta acompanhar nossa página no facebook (facebook.com/leitemarvin) e se inscrever. Estaremos sempre postando todos os eventos que irão ocorrer durante o ano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Leia todas notícias
© Copyright 2013 - Fazenda Santa Maria
Endereço: Rodovia BR 267,km 136 / Rosário de Minas
Telefones:(32) 3216.4435 - (32) 9997.3323 - Email: sac@leitemarvin.com.br